Transnational Brazilian Cinema

3º Festival de Cinema Brasileiro em Londres e Simpósio Transnational Brazilian Cinema

Pelo terceiro ano consecutivo, Londres foi palco de mais um Festival de Cinema Brasileiro, abrindo as fronteiras de exibição para a produção nacional recente. A mostra de 2009 teve o tema “Perspectivas Urbanas” e apresentou ao público britânico filmes como “Feliz Natal”, de Selton Mello; “Se nada mais der certo”, de José Eduardo Belmonte; “Última Parada 174”, de Bruno Barreto; “Ainda Orangotangos”, de Gustavo Spolidoro; entre outros.

Além da mostra, também aconteceu o simpósio Transnational Brazilian Cinema, que reuniu representantes da comunidade acadêmica brasileira e britânica, gestores públicos de ambos os países, executivos e analistas de mercado e especialistas em financiamento cultural.

Durante o simpósio foi discutido o fortalecimento do cinema brasileiro, as novas perspectivas internacionais para a produção e exportação, e o estreitamento de parcerias com os órgãos públicos brasileiros – como o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Ministério da Cultura.

Entre os debatedores estiveram a representante da Future Films, Elisa Alvares (Senior Executive, Future Films); Isabel Davis (Senior Executive, International Strategy & Co-production, UK Film Council); Stephanie Dennison (pesquisadora do Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Leeds), Libia Villazana (Latin American Film Network in London), a pesquisadora Alessandra Meleiro, Zahra Staub (produtora associada da Ocean Films), Henrique Goldman (Diretor do filme ‘Jean Charles’) e Rogério Simões (Diretor BBC Brasil).

O festival foi realizado entre os dias 8 de setembro e 8 de outubro, no Barbican Centre, e o simpósio, no dia 3 de outubro.

Rede Latin American Film

Durante o simpósio, também foi realizado o pré-lançamento da Rede Latin American Film. A ideia foi criar um espaço de negócios entre cineastas e roteiristas latino-americanos e produtores europeus e britânicos, em Londres. A metrópole hoje tem a maior população hispânica e lusófona fora de seus territórios de origem e o encontro permitirá novas perspectivas de acordos de coprodução.

Perspectivas Urbanas

Os filmes escolhidos para a mostra permeiam os temas urbanos, seja pela fotografia como em “Não por Acaso” e “O Signo da Cidade” – onde Rio de Janeiro e São Paulo são capturados através de vários ângulos – ou, indiretamente, como em “Feliz Natal”, em que a cidade representa um papel alienante na vida dos personagens. O lixo e o esgoto como conseqüências da vida urbana aparecem em “Saneamento Básico”. Confira os títulos que foram exibidos:

1. Ainda Orangotangos, Gustavo Spolidoro, 2007, 81 min, Comedy/Drama/Romance

2. Feliz Natal, Selton Mello, 2008, 100 min, Drama

3. Meu nome não é Jonny, Mauro Lima, 2008, 124 min, Drama

4. Se nada mais der certo, José Eduardo Belmonte, 2009, 120 min, Drama

5. Última Parada 174, Bruno Barreto, 2008, 110 min, Drama

6. O Signo da Cidade, Carlos Alberto Riccelli, 2007, 95 min, Drama

7. Saneamento Básico, Jorge Furtado, 2007, 112 min, Comedy

8. Não por acaso, Philippe Barcinski, 2007, 100 min, Drama

9. Edificio Master, Eduardo Coutinho, 2002, 110 min, Doc

10. Cidade Baixa, Sérgio Machado, 2005, 94 min, Drama

11. Only When I Dance, Beadie Finzi, 2009, 78 min, Doc

12. Jardim Angela, Evaldo Mocarzel, 2006, 71 min, Doc

13. A Concepção, José Eduardo Belmonte, 2006, 96 min, Drama

SERVIÇO:

Quando:
Brazilian Film Festival in London (8 de setembro a 8 de outubro)
Transnational Brazilian Cinema (3 de outubro, das 10h às 14h)

Onde:
Barbican Centre
Silk Street, EC2Y 8DS
Londres

Veja a programação completa: http://www.barbican.org.uk/film/series.asp?id=763

Saiba mais sobre a Rede Latin American Film: http://www.discoveringlatinamerica.com/film-network.html

Leia mais sobre aproximações cinematográficas entre Brasil e UK.

Clique aqui para o Opening Gala Invitation.

Realização

cena-fundo-branco-com-cor1 logo-embaixada1

Apoio

logo-dla logo-universidade-leeds

Tags: , , , , , ,