Exposição Rebobine, Por Favor

A Exposição “Rebobine, Por Favor”, baseada na obra do cineasta Michel Gondry, foi trazida a São Paulo pelo Instituto Iniciativa Cultural. A exposição foi originalmente montada na Deitch Gallery em Nova York, reconhecida pelo trabalho de excelente qualidade e contemporaneidade. A exposição foi muito bem recebida no exterior, com excelentes críticas locais, sendo o Brasil o primeiro destino internacional a recebê-la.

A interatividade proposta pela exposição é inédita e possibilitou que o público entendesse seu papel como agente impulsionador da produção criativa.

Foram concedidos workshops diários de noções básicas de planejamento de roteiro e construção de planos seqüência para grupos que realizaram seus próprios vídeos a partir dos cenários propostos. Ocorreram ainda visitas monitoradas na exposição para alunos da rede estadual de ensino.

“Rebobine, Por Favor, A Exposição” trouxe para São Paulo, em seu formato original montado na galeria Deitch, de Nova York, cenários criados pelo cineasta Michel Gondry ( Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, The Science of Sleep, Be Kind Rewind). A exposição foi montada no Museu de Imagem e Som ( MIS), durante 33 dias, com  livre visitação. Entre 02 de dezembro de 2008 e 11 de janeiro de 2009 os visitantes puderam atender à workshops gratuitos de noções básicas de planejamento de filmagem, com câmeras mini-dvs cedidas para que pudessem realizar seus filmes durante aproximadamente duas horas de visitação. Cada visitante ou grupo de visitante planejou seu filme a partir da escolha de gênero, personagens, títulos, figurino e cenas, a partir dos dez diferentes cenários disponíveis, que puderam ser customizados de acordo com os planos de filmagem determinados no planejamento.

A exposição dialogou com o tema do terceiro longa-metragem do diretor Michel Gondry ( vencedor do Oscar de Melhor roteiro por “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”) chamado Rebobine, Por Favor ( Be Kind Rewind), onde dois amigos de infância que vivem em Pasaic, Nova Jersey, se vêm em uma situação onde, para salvar seus empregos numa locadora de filmes, necessitam refilmar alguns dos filmes mais conhecidos pelos clientes, tais como Robocop, Ghostbusters, entre outros, na medida em que o conteúdo das fitas originais é misteriosamente apagado. As “refilmagens”, realizadas com recursos básicos e escassos, resultam em soluções divertidas e criativas que conquistam a comunidade local, o que incentiva os amigos a criarem mais e mais versões.

Assim como os atores do filme, os visitantes que realizaram seus filmes na exposição tiveram a oportunidade de mostrá-los para outros visitantes, uma vez que os mesmos ficaram disponíveis na locadora criada na exposição, assim como a locadora do filme.

Através de um acordo com a distribuidora do filme “Rebobine, Por Favor” no Brasil, durante a exposição, houve sessões diárias do título no próprio MIS, antecedendo o lançamento comercial nos cinemas.

Acesse: http://www.rebobineporfavorexposicao.com.br

Veja o clipping da Exposição Rebobine, Por Favor

Tags: , , ,