Palestra Séries de TV Dinamarquesas

A palestra “Séries de TV Dinamarquesas”, de Ushma Jacobsen, que aconteceu na Unibes Cultural em 17 de março, focou nas séries de TV dinamarquesas que viajam pelo mundo, tema do Projeto de Pesquisa “Danish TV Drama Series”. O projeto está ligado ao Departamento de Media Studies da School of Communication and Culture da Aarhus University, na Dinamarca, que conta com um International Board of Researches Experts.

“Danish TV Drama Series” é o título de pesquisa internacional financiada pelo governo dinamarquês, com colaboração de profissionais e acadêmicos de diversos países. A pesquisa, com coordenação de Anne Marit Waade, da Aarhus University, além de colaboradores na Austrália, Brasil, Japão, Alemanha, Turquia e Estados Unidos, visa investigar o sucesso das séries de TV dinamarquesas que circulam pelo mundo.

O principal foco do projeto é investigar todos os estágios do sistema produtivo das séries de TV dinamarquesas, desde sua criação, distribuição e recepção pelo público. A pesquisa realiza estudos empíricos (exportação, coprodução, remakes) e recepção (estudos de audiência em três níveis) e dialoga com representantes das comunidades no mundo que recebem e produzem esses produtos midiáticos.

A principal hipótese é que transformações específicas e criações de valor estão acontecendo em todos os estágios do sistema produtivo da produção de televisão dinamarquesa, da ideia aos processos de produção, distribuição e recepção, respectivamente. O fenômeno exige um repensar teórico da complexidade centro / periferia dentro da TV global, em particular as proximidades culturais, o estilo de viagem, o valor da produção e o papel da produção televisiva das nações pequenas. O projeto realiza estudos empíricos de produção (exportação, coprodução, remakes) e recepção (estudos de audiência em três níveis), desenvolvendo o modelo Screen Idea System para estudar o processo de séries televisivas itinerantes.

Através de palestras, workshops, coleta de dados e troca de ideias, o projeto de pesquisa interdisciplinar e transnacional tem como foco responder questões específicas sobre esse fenômeno de como essas produções locais tem sucesso em circulação no mercado global de produção audiovisual. Grupos focais e subdivisão na equipe de pesquisa visam aprofundar os resultados de questões chaves a serem respondidas pelo projeto. A presidente do Instituto Iniciativa Cultural Alessandra Meleiro, que foi professora convidada da Aarhus University em 2016, é a pesquisadora responsável pelos estudos de audiência sobre as series no mercado brasileiro.

O projeto engloba quatro subquestões distintas, cada uma delas iluminando partes significativas deste processo e incluindo um conjunto particular de materiais empíricos e abordagens teóricas:
1. Como podemos considerar as séries dramáticas de TV dinamarquesas como uma marca internacional?
2. O que, a partir de uma perspectiva de produção transnacional, faz com que as séries de televisão dinamarquesa sejam exportadas?
3. Como as séries de televisão dinamarquesas são interpretadas e valorizadas entre audiências no exterior, em países como Austrália, Brasil, Alemanha, Japão, Turquia e EUA?
4. Como as séries das nações pequenas desafiam o complexo centro-periferia na indústria e na cultura globais de mídia?
O público da Palestra, com inscrições gratuitas, terá oportunidade de conhecer os resultados de estudos empíricos de produção audiovisual (exportação, coprodução, remakes) e recepção (estudos de audiência), respectivamente, conduzidos pela aplicação do modelo Screen Idea System, para entender o que faz as séries dinamarquesas serem tão bem sucedidas quando viajam pelo mundo.

Ao entender como as transformações culturais em curso em todos os elos da cadeia produtiva do audiovisual estão impactando a forma como as séries dinamarquesas viajam transnacionalmente – da ideia de produção aos sistemas de financiamento, distribuição e processos de recepção –, será possível conhecer formas e visualizar meios de adaptação de processos para a cadeia produtiva brasileira.

Sobre Ushma Jacobsen
Ushma tem mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Edimburgo (1993) e doutorado em Comunicação do Conhecimento pela Universidade de Aarhus (2012). Atuou em museus e ONGs na Tanzânia, Nepal e Dinamarca. Ushma atualmente ensina Inglês Global e Comunicação Intercultural no Departamento de Comunicação Empresarial da Universidade de Aarhus. Seus interesses de pesquisa incluem sistemas de conhecimento e comunicação profissional, análise intercultural e métodos etnográficos contemporâneos. Responsável pelos estudos de recepção internacional do Projeto Danish TV Drama Series.

Sobre Alessandra Meleiro
Pós-doutorado junto à University of London (Media and Film Studies) e Pesquisadora Associada do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento: www.cebrap.org.br). Doutora pela ECA/USP e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes/ UNICAMP. Autora do livro “O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social” e organizadora das coleções “Cinema no mundo: indústria, política e mercado”, com cinco volumes (África, América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos) e “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”, que conta com seis volumes (“Cinema e Políticas de Estado”, “Cinema e Economia Política” e “Cinema e Mercado”, dentre outros). Professora Adjunta do Bacharelado em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Presidente do Instituto Iniciativa Cultural, Membro do Trade and Development Board da United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD), na área de Economia Criativa. Presidente do FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual). Atuou como Guest Professor na Aarhus University/ Dinamarca, em 2016.

Sobre Tatiana Groff
Curadora e Produtora Executiva. Desenvolve projetos culturais/criativos internacionais: Mostras de Cinema, Planejamento, Desenvolvimento, Criação de Conteúdo. Curadoria e coordenação de produção como o European Independent Film Festival. Curadoria e produção da Mostra de Cinema Brasileiro para as Olimpíadas em Londres em 2012 e para o Vamos Festival em Newcastle, Reino Unido, via Embaixada do Brasil emUK. Curadoria em Economia Criativa para o Congresso Global de Empreendedorismo. Produção para a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Especialista em cinema nórdico, realizou diversas iniciativas, entre elas: Produção e curadoria do Panorama do Cinema Dinamarquês Contemporâneo e o Roteiro no Cinema Dinamarquês, O Festival Ponte Nórdica em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca.

Sobre a Unibes Cultural
A Unibes Cultural é um centro cultural para todos os estilos e idades, que oferece programação diversificada, na maioria gratuita, a toda a população. Foi criada pela Unibes, instituição centenária de assistência social, como mais uma forma de promoção humana, por meio da cultura e do conhecimento. Com acesso fácil pelo Metrô Sumaré e por outros meios de transporte, realiza no prédio da Rua Oscar Freire, 2.500 exposições, cursos, shows, encontros, palestras, workshops, feiras e outros eventos, sobre temas como longevidade, empreendedorismo, arquitetura, urbanismo, economia criativa, moda, design, atualidades, tecnologia, universo digital, espetáculos infantis, gastronomia, sustentabilidade, música, turismo, literatura, artes visuais e filosofia. Oferece também lounge com apresentações musicais aos finais de tarde, wifi livre, espaço co-working e cafeteria.
www.unibescultural.org.br

Ushma Chauhan Jacobsen

PALESTRA: SÉRIES DE TV DINAMARQUESAS
Com a Professora Ushma Chauhan Jacobsen (Aarhus University – Dinamarca)
17/03, sexta-feira, sexta, das 17h às 20h
Unibes Cultural – Biblioteca
Duração: 120 min.
Capacidade: 40 pessoas
Classificação indicativa: Livre
ENTRADA GRATUITA
Inscrições: (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!) https://www.sympla.com.br/palestra-series-de-tv-dinamarquesas__123784

Realização: Instituto Iniciativa Cultural e Unibes Cultural

Apoio Cultural: Instituto Cultural da Dinamarca

Unibes Cultural
Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré
Informações: 11 3065-4333 e http://unibescultural.org.br/
Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h
Acesso para deficientes
Ar condicionado
WI FI livre
Tem local para comer
Estacionamentos conveniados: Rua Oscar Freire, 2617 | Rua Amália de Noronha, 127
Sugerimos o uso de transporte público.

Saiba mais e se inscreva pelo link: http://migre.me/wfhcf
Sobre o projeto Danish TV Drama Series: http://migre.me/wfhhk

Imagens do evento:

Tags: