QUEM SOMOS

O Instituto Iniciativa Cultural é uma organização social sem fins lucrativos que visa gerar atividades que auxiliem na reflexão do universo cultural, nacional e internacional.

Em seu primeiro ano de existência, 2007, o Instituto Iniciativa Cultural idealizou e produziu a coleção de livros Cinema no Mundo: indústria, política e mercado, que contou com cinco volumes: Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina e África, com patrocínio da Sony Brasil Ltda, através do Ministério da Cultura, além de ter sido premiada pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Neste mesmo ano veiculou o programa Cultura e Criação na rádio Eldorado, apresentado por Alessandra Meleiro, trazendo notícias e análises da vida cultural brasileira e internacional.

Em 2008, além do Ciclo de Conferências “Cinema brasileiro: Desafios culturais e econômicos”, que ocorreu em dezembro, no SESC (Serviço Social do Comércio), o Instituto foi o realizador da exposição “Rebobine, Por Favor”, que ocorreu no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, órgão da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, através de convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, além de ter participado da 12a. Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (XII UNCTAD), em Accra, Gana. A instituição é a única brasileira a ter assento permanente no Board Creative Economy da UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development), participando ativamente de suas ações .

Ainda em 2008, o instituto apoiou a mostra de filmes Imagens do Oriente, em sua segunda edição, ao trazer para o Centro Cultural São Paulo (Órgão da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo) 42 filmes do Líbano, Palestina, Irã, Síria, Jordânia e Paquistão.

Em 2009, a instituição criou o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual, juntamente com o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), organizou o simpósio “Transnational Brazilian Cinema”, no Barbican Centre, em Londres, juntamente com a Embaixada Brasileira em Londres e apoio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), realizou a Mostra Internacional “Live Cinema” em novembro no Sesc Pompéia (contando com a Lei Rouanet/ Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobrás), em São Paulo. Em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, idealizou e realizou a gestão do Prêmio SAV para Publicação de Pesquisa em Cinema e Audiovisual, que resultou na publicação dos três livros premiados, que foram lançados em outubro/2010.

Ainda em 2010, o IIC lançou a coleção de livros “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”, composta de três volumes: Vol I “Cinema e Políticas de Estado”, Vol. II “Cinema e Economia Política” e Vol. III “Cinema e Mercado”, premiada pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Neste mesmo ano, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, desenvolveu a Pesquisa Economia e Cultura da Moda no Brasil: perspectivas para o setor, além de ter organizando o Seminário Economia e Cultura da Moda no Brasil: perspectivas para o setor, que ocorreu em setembro/2010 em Salvador/BA, em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Em 2012 o Instituto Iniciativa Cultural organizou o evento, por ele idealizado, Empreendedores Culturais: Capacitação com David Parrish, palestras e workshops para empreendedores culturais e criativos, que ocorreu em março/2012 na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro.

Temos promovido Seminários Internacionais sobre Economia Criativa, além de publicações, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Revista Conjuntura Econômica, Palestras e Workshops sobre negócios criativos, como o I Seminário Internacional Economia Criativa, em parceria com British Council e UNCTAD, e patrocínio de BNDES, Banco do Brasil, Souza Cruz, Banco Itaú e SEBRAE.

No mesmo ano realizamos a 1ª. Mostra de Documentários Africanos, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro e CAIXA Cultural São Paulo, com patrocínio CAIXA Cultural.

Em setembro de 2014 Coproduziu o Laboratório Novas Perspectivas de Mercado: CoLab – Laboratório de Convergência, juntamente com SP Cine e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. 13-14/09/ 2014, São Paulo. Voltado para os projetos audiovisuais vencedores do Concurso de Copatrocínio – Fomento ao Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

No mesmo ano, apoiou a 3ª. Mostra de Documentários Africanos ÁFRICA HOJE: Homenagem a Nelson Mandela. CAIXA Cultural São Paulo, 20/11 – 03/12/2014, CAIXA Belas Artes, São Paulo. Curadoria da moçambicana Luciana Hees.

No ano de 2015, participou no Workshop Film Policy, Cultural Diplomacy and Soft Power, organizado pelo Centre for World Cinemas da School of Languages, Cultures and Societies/ University of Leeds, em Leeds (UK). Em 20/01/2015 ministrou a palestra “Film policy, BRICS and Soft Power: International Co-productions and Cultural Exchange”.

Entre os dias 27 e 28 de outubro de 2016, o Iniciativa Cultural, em parceria com a University of Leeds (Inglaterra), Spcine e British Council Brasil, realizou o Seminário Internacional Cinema, Soft Power e os BRICS, dentro da programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O encontro reuniu autoridades, gestores, realizadores e pesquisadores do audiovisual do Brasil, da China, da Índia, da Rússia e da África do Sul com o objetivo de aproximar as iniciativas e impulsionar as políticas públicas entre os países para estimular o intercâmbio econômico e criativo.

Membros Fundadores

Alessandra Meleiro
Presidente

José Márcio Mendonça
Vice-Presidente

Viviana Bueno
Diretora Criativa